4_edited.jpg

Ida Um Romance

Composto durante anos de guerra e publicado em 1941, Ida Um romance, livro de Gertrude Stein que a PONTOEDITA lança agora em tradução de Luís Protásio, é um comentário sobre a cultura da fama e o tema da identidade. A edição traz textos de apresentação da cantora Badi Assad e do ator e dramaturgo Luiz Päetow, uma reunião inédita de nove composições de Stein, um texto de Sherwood Anderson e um posfácio do tradutor.

 

Com aspectos de romance de formação e traços autobiográficos, a narrativa acompanha a trajetória de Ida, uma mulher cuja vida consiste em descansar, passear, falar sozinha, mudar-se, ter vários cachorros, ter vários maridos.

Descrito à época pelo New York Times como “romance curto, poema longo ou conto de fadas moderno; ou, ainda, uma pintura com palavras que lembra mais Dali do que Picasso”, o livro foi inspirado em Wallis Simpson, a figura no centro da crise que levou Eduardo VIII a abdicar do trono do Reino Unido em 1936.

 

Ao combinar Helena de Troia, Dulcineia de Toboso, Greta Garbo e a Duquesa de Windsor, além da própria Stein, Ida transforma-se em uma representação da "mulher do fim do mundo", a mulher que não se conforma a padrões pré-definidos.

 

O projeto gráfico concebe o livro como um objeto que questiona a própria identidade do livro. Os textos de abertura (uma crônica poética de Badi Assad e uma cápsula teatral de Luiz Päetow) são impressos em uma lâmina que só os revela à medida que é desdobrada, oferecendo uma experiência concreta que prepara o leitor para a aventura no labirinto poético do texto de Stein.

 

O formato, estreito e alto, remete a uma coluna de jornal por onde os acontecimentos da vida de Ida desfilam como um cortejo de notícias, fofocas e lembranças. O alinhamento à esquerda remete à sinuosidade do texto poético e traduz de forma gráfica o fraseio de Stein.

 

A edição inclui também fotografias de Carl Van Vechten e desenhos de Pedro Monfort, que assina a capa do volume: uma versão totêmica de Basket, o icônico poodle de Stein e Toklas.

 

"Ida Um romance" é o livro nº 2 da PONTOEDITA.

FICHA TÉCNICA

Ida Um Romance Autor Gertrude Stein Tradução, seleção e posfácio Luís Protásio

ISBN 978-65-80232-01-7 Idioma português  Dimensão 10,5 x 30 cm Edição 1ª 

Ano de publicação 2019 Número de páginas 224 Coordenação editorial Mauricio Tamboni Aberturas Badi Assad Luiz Päetow Texto de encerramento Sherwood Anderson Preparação Thaís Soranzo Revisão Joana Negri, Taciana Belluci Capa e ilustrações Pedro Monfort Projeto gráfico e composição PONTOEDITA Designer assistente Carolina Lobo

Ida Um Romance + Marcador e cartaz.jpg
google-safe-browsing
  • Preto Ícone Amazon
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone Pinterest
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Spotify

PONTOEDITA | CNPJ 22.218.331/0001-35