Olhe de novo, leia de novo, pense de novo. Pense melhor.


Arte: © PONTOEDITA | Foto: Samuel Zeller

Olhe de novo. Arte: PONTOEDITA © Reprodução

Identidade flexível, forma dinâmica: esses são os conceitos que fundam a Ponto Edita. Afinal, tudo está em transformação, tudo merece um novo olhar, uma nova leitura, uma nova reflexão. E com o mercado editorial não é diferente. Em tempos de mudanças sem precedentes, é preciso explorar outras linguagens, outros olhares.


Para nós da Ponto Edita, o livro não é um objeto estático. E não deve ser. Vemos as artes como sistemas vivos e, por isso, criamos hoje artefatos que vão falar com você, leitor, amanhã. Por isso colocamos em ação uma criatividade democrática, fomentamos uma rede de produtores conectados e leitores antenados.



Leia de novo. Arte: PONTOEDITA © Reprodução

Esse conceito dinâmico se traduz em nosso lema, de inspiração beckettiana, e em nosso logo, um sistema ousado que se transforma e se adapta sem apagar sua origem — uma origem graficamente inscrita nos círculos e escrita no ponto. Esse sistema condensa nossa filosofia: a ideia de que é preciso testar os limites da legibilidade, reinterpretar o mundo em que vivemos e repensar o papel da literatura e das artes em nossas vidas.


Nem sempre as coisas são óbvias, claras, simplesmente porque nem sempre é assim que elas precisam ser. Não há regras, ninguém precisa dizer o que você deve ler, como você deve ler, se você deve ler.



Pense de novo. Arte: PONTOEDITA | Foto: Pierre-Louis Pierson

Está no DNA de nossa formação em tradução e em nossos interesses multimidiáticos a vontade de articular o fluxo entre uma linguagem e outra, de produzir conteúdo relevante. Acreditamos na capacidade transformadora da leitura e vemos na literatura um espaço de reflexão sobre o passado, o presente e o futuro.


Confiamos na competência interpretativa de nossos leitores. Nossas peças demandam o tempo da ponderação, nossos artefatos convidam à releitura, nossos livros estimulam os leitores a pensar melhor o mundo. Afinal de contas, ler não é apenas codificar as letras de uma palavra — ler é também ler o mundo, a imagem, o contexto. É, enfim, um ato de responsabilidade, um ato político, um ato humanista.


Pense melhor. Arte: PONTOEDITA © Reprodução

E na Ponto Edita, somos, acima de tudo, humanistas. Queremos criar, com a ajuda de nossos leitores, um sistema vivo, dinâmico, capaz de se adaptar às necessidades dos novos tempos. Queremos inspirar os leitores a não apenas buscar uma boa história, mas a levar para o mundo, para a vida, o poder da experiência da leitura.


Esse é o futuro que esperamos e essa é a reflexão que propomos. Sim, queremos a novidade, mas não só a novidade do novo — queremos a novidade da descoberta e da redescoberta, do diferente e do desconhecido, daquilo que podemos olhar de novo, ler de novo, pensar de novo. Daquilo sobre o que podemos sempre pensar melhor.





ponto edita logo black circle
  • Amazon
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • YouTube
  • Spotify

PONTOEDITA | CNPJ 22.218.331/0001-35

google-safe-browsing