Colocar um ponto no circuito comum,
editar outras narrativas;
começar um novo parágrafo,
abrir-se para as margens,
espraiar-se para outros litorais;
convulsionar zonas de conforto,
imaginar outros jeitos de cultivar os livros,
servir-se dos textos
— traduzir ficções notáveis,
semear literaturas relevantes.

 

A PONTOEDITA é um selo editorial de nicho e um laboratório de experimentação dedicado à ficção contemporânea inovadora e aos clássicos modernos. Publicamos os autores do amanhã, agora — escritores que talvez você ainda nem saiba que estarão entre os seus favoritos.

Nossa curadoria é radicalmente independente — dos autores e artistas aos colaboradores e até às músicas que integram o colofão de cada livro. Cada escolha nasce de uma escuta atenta e de um desejo autêntico de criar obras que rompam com o lugar-comum.

Somos uma comunidade criativa que vive o tempo de cada obra segundo a lógica do slow publishing: um ritmo mais sustentável, que respeita o tempo de cada livro — e o tempo do leitor. O tempo de olhar de novo, ler de novo, pensar de novo. Sem a pressão do hype. Absolutamente sem pressa de viralizar.

Um livro da PONTOEDITA nunca é apenas o texto: é também a forma que esse texto toma no papel. Por isso, cada uma de nossas publicações recebe aquilo que chamamos de projeto editorial autoral — onde conceito, linguagem e materialidade se entrelaçam para formar uma experiência singular.

Optamos por permanecer pequenos. Isso nos dá liberdade para publicar apenas os livros nos quais realmente acreditamos — nunca por razões comerciais. Cada título é escolhido com cuidado, porque cada um é parte de algo maior.

Acreditamos, junto com Roberto Calasso, que uma editora é uma obra de arte coletiva. Cada título tem voz própria, mas juntos, formam um catálogo vivo — uma constelação de ideias em tensão e afinidade.

Cada livro nosso é uma aposta — não no mercado, mas na potência da linguagem e da arte.

A PONTOEDITA coloca em circulação artes, torce as noções de dentro e de fora do livro, sai do circuito comum, abre espaço para outras vozes e ocasiona o encontro do leitor com histórias admiráveis em formas inesperadas — livros extraordinários, vozes novas, múltiplos meios.

Somos um selo editorial que se orgulha de arriscar, de dar um passo para fora do já estabelecido — publicar talentos fora do comum. Talentos proeminentes que você pode até encontrar em outras casas depois, mas que conhecerá primeiro aqui.

 
 
 

Equipe de criação

Luís Fernando Protásio
editor, diretor criativo
Mauricio Tamboni
editor, direitos autorais
Leon Idris
editor-assistente, produtor multimídia
Pedro Monfort
editor de arte
Bruno Cappello
tratamento de textos/espanhol
Taciana Belluci
tratamento de textos/português
Tatiane Sereno
tratamento de textos/português